UM HUMANISTA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO.

CÉLESTIN FREINET NASCEU EM GARS, SUL DA FRANÇA, NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 1896 E FALECEU EM 1966. UM HOMEM INSATISFEITO COM O ENSINO TRADICIONAL DAS ESCOLAS, CRIOU UM NOVO TRABALHO PEDAGÓGICO MODERNIZANDO E DEMOCRATIZANDO O ENSINO. PARA ELE A ESCOLA PRECISA SE MODERNIZAR, MUDANDO SUAS TÉCNICAS, PARA QUE O EDUCANDO PUDESSE MELHOR SE RELACIONAR COM A VIDA. A MEDIDA REPRESENTOU UM DOS GRANDES ÊXITOS DE FREINET, O Q FACILITOU SUAS IDÉIAS PELO MUNDO.

AINDA ADOLESCENTE, FREINET MUDOU-SE PARA NICE ( CIDADE FRANCESA), ONDE INICIOU SEUS ESTUDOS NA ÁREA DO MAGISTÉRIO. COM O ADVENTO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, O HUMANISTA TEVE QUE INTERROMPEROS ESTUDOS PARA ALISTAR-SE NO EXÉRCITO. NESSE PERÍODO SOFREU MUITO COM O USO DOS GASES TÓXICOS QUE AFETARAM PARA SEMPRE A SAÚDE DE SEUS PULMÕES. A DOENÇA LEVOU-O A ABANDONAR O EXÉRCITO, E CHEGOU A PENSAR QUE JAMAIS RECUPERARIA SUA SAÚDE. ANTES MESMO DE TERMINAR SEU CURSO NORMAL, FREINET INICIOU SUAS ATIVIDADES COMO EDUCADOR, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE NOS INTERESSES DE SEUS PRÓPRIOS ALUNOS. POR HAVER PARTIDO DIRETAMENTE DA BASE, É QUE SUA TEORIA IMPULSIONOU UM MOVIMENTO DE GRANDE RENOVAÇÃO.

ELE DIZIA QUE MESTRES COMO MONTESSORI E DEWEY, MÉDICO E FILÓSOFO, RESPECTIVAMENTE, NÃO TINHAM AUTORIDADE SUFICIENTE PARA SE AUTO-INTITULAR EDUCADORES, E FOI ASSIM QUE, APÓS LER MONTEIGNE, ROSSSEAU, PESTALOZZI E FERRIÉRE E, VISITAR ALGUMAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS EXISTENTES EM HAMBURGO, E AINDA PARTICIPAR DA LIGA INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO NOVA (1923), VOLTOU PARA A FRANÇA SOZINHO E DESESPERADO, PORQUE QUERIA PÔR EM PRÁTICA ALGUMAS EXPERIÊNCIAS TAIS COMO: AULA-PASSEIO, A CORRESPONDÊNCIA INTERESCOLAR.

FREINET TRABALHOU COM QUATRO EIXOS FUNDAMENTAIS: COOPERAÇÃO, COMUNICAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E AFETIVIDADE. TINHA UM LEMA QUE CONSIDERAVA MUITO IMPORTANTE: “Transformar é Preciso.”

A ESCOLA MODERNA FOI ESTRUTURADA NAS TÉCNICAS DE FREINET. ESSA PEDAGOGIA ORGANIZA-SE POR MEIO DOS SEGUINTES PARÂMETROS:
. A CORRESPONDÊNCIA E INTERCÂMBIOS INTERESCOLARES;
. O JORNAL ESCOLAR (MURAL, FALADO E DE CIRCULAÇÃO);
. OS FICHÁRIOS ESCOLARES COOPERATIVOS;
. O DESENHO E A EXPRESSÃO ARTÍSTICA (MODELAGEM, CERÂMICA E GRAVURA);
. A BIBLIOTECA D CONSULTA;
. O TEXTO LIVRE ATRAVÉS DA IMPRESSORA, LIMÓGRAFO E DO LIVRO DA VIDA;
. A LITERATURA INFANTIL;
. COOPERATIVA ESCOLAR;
.O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE LOCAL ( AULA-PASSEIO, PESQUISA ETC);
. O FICHÁRIO ESCOLAR AUTO-CORRETIVO (MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E GRAMÁTICA);
. A MÚSICA, O TEATRO LIVRE E O CINEMA;
. O PLANO DE TRABALHO SEMANAL E DIÁRIO, E
. O CONTATO DA ESCOLA COM OS PAIS.

– ESSE FOI UM BREVE RESUMO DO GRANDE COOPERADOR DA EDUCAÇÃO MODERNA, O PEDAGOGO CÉLESTIN FREINET.

– CASO QUEIRA SE APROFUNDAR, ACERCA DE FREINET, POR FAVOR, CLIQUE, AQUI, NESTE BLOG NO LINK – “UM PASSEIO PELO MUNDO DA PEDAGOGIA FREINET 1”, LÁ VOCÊ IRÁ ENCONTRAR DIVERSAR BIBLIOGRAFIAS PARA SUA PESQUISA.

MUITO OBRIGADA, CARO LEITOR PELA SUA PARTICIPAÇÃO EM VISITAR ESTE BLOG. SUA VISITA É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO ONLINE.

UM ABRAÇO,
PROFª.: Gleide Castro///

não se esqueçam de ler este poema freinetiano; autoria: profª.: Gleide Castro.

“SER PROFESSOR

É …

EDUCAR- EDUCAR É UM dever, UM COMPROMISSO SOCIAL

ENSINAR- ENSINAR É UMA Vocação, QUE ENVOLVE A ALMA E O ESPÍRITO; É UMA OBRIGAÇÃO DO HOMEM PARA COM O HOMEM, ONDE O TEMPO NÃO CONSOME, NEM AS TRAÇAS DESTROEM, MAS DO CONTRÁRIO, DIGNIFICA E CONSTRÓI.

APRENDER- APRENDER É MAIS QUE UM DIREITO SOCIAL; APRENDER GIRA EM TORNO DE VALOR MORAL QUE CADA UM DE NÓS APRENDE NA Escola da Vida; ONDE CADA DIA APRENDEREMOS E ENSINAREMOS UMA NOVA LIÇÃO DA Leitura e da Escrita DE MUNDO, PARA QUE ASSIM, POSSAMOS TORNAR REALIDADE AS NOSSAS IDÉIAS E PENSAMENTOS abstratos; OS QUAIS REFLETIRÃO NA REALIZAÇÃO DE SONHOS concretos.

SER PROFESSOR

É …

TER

SONHOS- ESTES QUE VÃO ALÉM DE UMA PEQUENA RASANTE, MAS QUE ULTRAPASSAM AS FRONTEIRAS DO ESPAÇO DE :

Educar
Ensinar
e
Aprender,
TODAVIA, VOAM PARA CÉUS MAIS MAIS ALTOS; ABRANGENDO A IMENSIDÃO, DEIXANDO DE LADO o Egoísmo, a sequidão e o Mercenarismo, PARA ATINGIR O Humanismo; AQUELE QUE SE PERDEU NO Antagonismo do Individualismo HUMANO.

VOCAÇÃO – É A MARCA DA CERTEZA REGISTRADA NA MENTE E NO CORAÇÃO DE QUEM ENSINA, MOSTRADA AO HOMEM NÃO COMO UMA TRISTE SINA, MAS COMO A ALEGRE MISSÃO DE VER SE CUMPRIR O Nobre OFÍCIO DE QUE NÃO FOI EM VÃO Ser PROFESSOR.”

Professora Gleide Castro (2003.)

Anúncios

2 comentários em “UM HUMANISTA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO.”

  1. Freinet para mim, é considerado pedagogo educador que marcou todo um período do nascimento da Escola Nova e mais ainda da Escola Moderna! pudera todos os educadores ser uma réplica do célebre francês Celestin Freinet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Falando Fácil-Língua Portuguesa